Protesto de caminhoneiros afeta comércio de carnes, diz a ABPA

Embarque de carne suína já registra queda de 19,1%Os produtores e empresas do setor de carnes suína e de frango estão sendo prejudicados pelos diversos protestos e bloqueios de estradas feitos por caminhoneiros em todo o país. 

De acordo com o presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, o abastecimento de insumos e a liberação de cargas perecíveis do segmento não estão sendo feitos. Conforme Turra, empresas alertam que há paralisação total em importantes rodovias de escoamento de insumos e da produção de aves e suínos, caso da BR 282, em Santa Catarina, e da BR 153, no Rio Grande do Sul.

– Articulamos durante todo o fim de semana alternativas e soluções junto aos governadores e secretarias estaduais, para diminuir os prejuízos aos produtores e às empresas. Estamos pleiteando ao poder público federal ações urgentes. A greve está castigando a produção de alimentos e afetando a segurança alimentar do país – enfatizou.

Além das operações internas, as paralisações também podem afetar as exportações. O período já não está tão favorável às vendas externas. Em janeiro, os embarques, em volume, de carne suína caíram 19,1% ante o mesmo período do ano passado e recuaram 9,8% em frango, conforme dados da própria ABPA.

– Estamos em um período de recuperação, após o desempenho negativo registrado, no mês de janeiro, em aves e suínos. Há grande preocupação, neste sentido, quanto aos impactos econômicos que a possível redução dos embarques poderá causar – declarou Turra.