Qualidade das pastagens deve ser pior neste ano para rebanho bovino, diz consultoria

No entanto, não deve haver aumento de áreas degradadas, de acordo com a Agroconsult

Fonte: Fernando Carvalho/Arquivo Pessoal

O coordenador de Pecuária da consultoria Agroconsult, Mauricio Palma Nogueira, avaliou nesta terça-feira, dia 25, que as condições das pastagens brasileiras deverão ser piores neste ano para o rebanho bovino. Não deve ser observado, porém, um aumento de áreas degradadas. 

“No ano passado tivemos seca, e o produtor não deu ração suficiente para suprir essa falta de pasto. Então teremos, neste ano, uma situação mais delicada. É um sinal amarelo para os próximos anos”, disse Nogueira, durante evento de apresentação do Rally da Pecuária 2017, realizado pela consultoria.

Segundo ele, a quantidade de pastagens degradadas deve se manter entre 3% e 5% do total. Já aquelas classificadas como de qualidades 4 e 5, as mais elevadas, tendem a cair dos patamares registrados nos anos anteriores (30% a 50%). 

Confinamento

Mauricio Palma Nogueira projetou que o confinamento de bovinos neste ano pode crescer de 12% a 15%, para pouco mais de 5 milhões de cabeças. “Por ora, estamos trabalhando com um aumento de 500 mil a 600 mil cabeças”, disse. 

Conforme Nogueira, números precisos sobre esse tema só deverão ser levantados após a expedição, que se encerra em agosto. “Todo o cenário favorece a terminação intensiva, inclusive a TIP, a Terminação Intensiva a Pasto, quando o produtor dá a mesma quantidade de ração aos animais deixando-os no pasto”, destacou.