Rebanho Gordo: Garanhão deve ter alimentação diferenciada para repor energia, sem engordar

Ração deve ter cálcio, sódio e potássio balanceadosOs cuidados nutricionais com os animais em reprodução, principalmente os cavalos garanhão levaram o quadro Rebanho Gordo desta quinta, dia 26 ao Estado de Tocantins, que está entre os que apresentaram aumento no número de equinos entre 2011 e 2012, segundo dados do IBGE.

O crescimento acontece graças a criatórios como o da família de Jarbas Tavares, no município de Gurupi, no sul do Estado. Lá, a criação dos cavalos tem motivos econômicos e afetivos.

Jarbas Tavares dos Santos é representante comercial, além de pecuarista. Ele conta que o seu projeto é se especializar na produção de potros da raça quarto de milha e paint horse. Para isso, os animais precisam estar com a parte reprodutiva em ordem e segundo Fábio Augusto Folador, o médico veterinário que presta serviço ao haras, a nutrição tem um papel fundamental nesse desafio, uma vez que o sistema reprodutivo dos equinos é o primeiro a ser afetado, quando são cometidos erros alimentares.

– Uma ração de garanhão tem que ser basicamente em cima de cálcio, sódio e potássio que são elementos essenciais para o espermatozóide. Se esse animal é deficiente em algum elemento e você não balancear a nutrição desse animal, vai ocasionar erros na formação do espermatozóide – conta.

A nutrição do garanhão ainda precisa compensar o desgaste físico do ato sexual, além do estresse gerado pela mudança de comportamento que surge quando ele está perto das éguas. Manter uma rotina de atividade física também faz parte dos cuidados com os animais utilizados para reprodução. O garanhão precisa realizar circuitos diários no redondel para desenvolver a musculatura e evitar o sobrepeso. É o caso do cavalo Mister Cash, que além de correr tem a possibilidade de nadar, como você pode conferir a reportagem completa:

Clique aqui para ver o vídeo