Reposição: poder de compra do pecuarista sobe mais de 7%

A Scot Consultoria indica que no curto prazo as expectativas ficam por conta das condições climáticas e também da disponibilidade de animais

Fonte: Pixabay

O mercado de reposição está mais movimentado do que o observado em semanas anteriores no Maranhão. De acordo com a Scot Consultoria, a chuva e a rebrota das pastagens colaboram com este cenário.

A consultoria indica ainda que houve grande variação na relação de troca no decorrer deste ano, isso devido, principalmente, à valorização da arroba no início do segundo semestre.

Diante disso, o pecuarista que comprou animais de reposição no meio do segundo semestre encontrou melhores oportunidades do que aquele que comprou no início de julho.

Desde o início de novembro o preço do boi gordo teve valorização de 9,5%, enquanto a média dos preços das categorias de reposição subiu 2%. Sendo assim, o poder de compra melhorou, principalmente para o garrote e para o bezerro.

Quem vendeu 16,5 arrobas de boi gordo em julho comprou 1,54 garrote (9,5 arrobas) na época, mas quem vende essas mesmas arrobas atualmente, compra, em média, 1,67 garrote. Quanto ao bezerro (7,5 arrobas), o aumento no poder de compra foi de 8,7%, saindo da troca de 1,79 para 1,94.

No curto prazo, as expectativas quanto à relação de troca ficam por conta das condições climáticas e também da disponibilidade de animais.