Reposição: preço do boi magro em SP já subiu 8% desde novembro

Com a volta das chuvas e a recuperação das pastagens, os pecuaristas têm buscado animais de idade um pouco mais avançada

Fonte: Fabiano Bastos/ Embrapa Cerrados

Com as pastagens em plena recuperação, os pecuaristas têm buscado animais de categorias mais eradas, de idade um pouco mais avançada para a reposição, para serem terminados no período das águas, realizando o giro rápido.

Outro manejo comum para a época é a compra de garrotes para aproveitarem toda a safra de capim e serem terminados no confinamento.

Segundo a Scot Consultoria, diante dessa maior procura, as cotações destas categorias estão em alta. Em São Paulo, por exemplo, a cotação do boi magro (12 arrobas) teve valorização de 7,9% desde o início de novembro.

Outro fator de relevância atualmente no mercado, é a demanda da Turquia para exportação de gado vivo. O padrão de animais procurado pelos turcos são machos inteiros, cruzados, com peso entre 6 e 9 arrobas. No Rio Grande do Sul, os preços para atender esta demanda chegam até R$ 6,50 o quilo. Já o mercado de fêmeas segue com baixa procura e pouca movimentação.

No balanço semanal, considerando a média de todas as categorias de machos e fêmeas anelorados pesquisadas pela empresa, as cotações fecharam em alta de 0,3%.