Saiba como os campeões do Freio de Ouro se preparam para as provas finais

Os ginetes Zeca Macedo, Guto Freire, Daniel Teixeira e Milton Castro contaram como se preparam para a grande final 

Como a temporada do Freio de Ouro 2017 está chegando ao fim, todo cuidado com o cavalo é necessário. Os ginetes campeões Zeca Macedo, Guto Freire, Daniel Teixeira e Milton Castro contaram como se preparam para a grande final e ainda deixaram dicas de como driblar a ansiedade para conseguir dar o seu melhor durante as provas e atingir seu objetivo.

Nervosismo
O nervosismo está presente do início ao fim do campeonato e é necessária muita concentração para não deixar esse sentimento consumir o ginete e o próprio cavalo. “Apesar da ansiedade precisamos conseguir competir bem, controlando ao máximo para ter uma boa prova. Minha dica é ter tranquilidade e calma para encarar a final do Freio. Lógico que o Freio é muito disputado porque todo mundo quer ganhar, mas acaba não mudando muito do que são as outras provas”, explica Guto Freire.

Já para Daniel Teixeira, esse sentimento faz parte da competição e o nervosismo é algo que aprendeu a controlar com a experiência. “Costumo dizer que quando não temos o frio na barriga é porque não estamos mais fazendo com amor, então esse friozinho faz parte”, conta Daniel.

Treinamento
Os resultados da prova são frutos de um bom treinamento. “Devemos cuidar muito bem e trabalhar os cavalos com responsabilidade, já que o resultado é consequência do nosso dia-a-dia. Para a reta final, o treinamento deve ser mais focado na saúde e preparo físico. Procuro fazer treinos específicos e de curta duração”, analisa Zeca Macedo.

Cada ginete tem seu modo de treinar, entretanto todos eles diminuem o ritmo na fase final. “Como está muito próximo da final eu costumo cuidar do preparo físico para deixar os cavalos tranquilos e com saúde. Procuro trabalhar meus cavalos com cuidado porque se eu errar agora não tem mais tempo para recuperar”, afirma Milton Castro.

Preparação
Os cavalos que correm o Freio de Ouro são preparados por vários meses e cada animal tem suas particularidades, dificuldades e facilidades. Sendo assim, alguns cavalos precisam de mais ou menos atenção que os outros. “A preparação e dedicação são intensas durante todo o ano. Às vezes tenho que trabalhar determinado animal por mais de um ano para conseguir treiná-lo para a final, então além da dedicação ser total, todo cuidado é pouco”, explica Daniel Teixeira.

Ginetes e cavalos estão se preparando durante o ano todo, mas o período que antecede as provas da final exige uma pausa para descansar o corpo e a mente da dupla. “Normalmente a pressão sobre nossos resultados aumenta muito e devemos manter a concentração e foco de como queremos chegar. Não devemos dar bola para o resultado e sim para nossa tranquilidade e paciência na espera da data final”, conta Zeca Macedo.

Outro aspecto importante é o condicionamento físico do cavalo. Zeca ainda explica: “Procuro ter meus cavalos prontos o quanto antes pra poder descansá-los às vésperas da prova”.

Os campeões também deram dicas para os ginetes que estão começando. Para saber quais são esses conselhos valiosos, acesse a página do Freio de Ouro.