Seara e sindicato divergem sobre demissões após transferência de linha de produção no Rio Grande do Sul

Sindicato diz que até 300 serão demitidos; empresa informa que 180 poderão ser dispensadosApós o anúncio da transferência da linha de produção dedicada à desossa de frangos de Roca Sales para Caxias do Sul, a Seara e o Sindicato de Trabalhadores na Alimentação do município divergiram sobre o número de demissões no Vale do Taquari.

De acordo com o sindicato, até 300 funcionários da Seara Alimentos deverão ser demitidos na quarta-feira em Roca Sales. Segundo o presidente da entidade, André Dorst, o desligamento foi informado ao sindicato e deve ocorrer no retorno das férias coletivas. Contatada, a empresa negou a informação de que 300 pessoas serão demitidas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Seara informou que 180 pessoas poderão vir a ser dispensadas na quarta-feira. A empresa disse ainda que segue avaliando caso a caso a possibilidade de transferência para a unidade de Caxias, conforme havia sido anunciado no dia 20 de janeiro. A Seara salientou também que segue tentando junto aos seus parceiros da área de Recursos Humanos intermediar a recolocação dos profissionais que venham a ser dispensados da unidade.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Roca Sales, André Dorst, se mostrou descrente a respeito da possibilidade de transferência:

— Não acredito que funcionários daqui possam ir trabalhar lá em Caxias, distante 110 quilômetros de Roca Sales. Talvez um ou outro chefe que já tenha uma situação financeira melhor e seja transferido, mas a maioria dos funcionários eu não acredito que se mudem — afirma.

Segundo o dirigente sindical, o fim das vendas da unidade para o Japão e questões de transporte – antes, o frango vinha de Caxias apenas para ser desossado em Roca Sales – pesaram na decisão da empresa sobre o desligamento. De acordo com a Seara, investimentos realizados na modernização da unidade Caxias do Sul tornaram a planta da Serra apta a elevar gradativamente a produção de cortes especiais. Com a transferência, a unidade de Roca Sales passará a operar exclusivamente na produção de alimentos industrializados.

As linhas de produtos industrializados da unidade no Vale do Taquari seguirão operando com aproximadamente 350 funcionários.