Sistema ILPF rende 32 arrobas por hectare em MT

Produtividade é cinco vezes maior que a média nacional e 8 vezes maior que as registradas no estado

Fonte: Renata Sirtoli/Canal Rural

Muito se fala sobre os benefícios do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e os ganhos que ele pode trazer. No primeiro ano de avaliação do componente animal na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), notou-se uma produtividade de até 32 arrobas por hectare em um ano com o sistema. O resultado representa uma produtividade cinco vezes maior do que a média nacional e oito vezes maior do que a média de Mato Grosso.

De julho de 2015 a julho de 2016, a entidade avaliou o gado no sistema. Além da área de ILPF, foram comparados outros tratamentos com pecuária exclusiva, com integração lavoura-pecuária (ILP) e em sistema silvipastoril (IPF), com renques de linhas triplas de eucalipto a cada 30 metros.

A área avaliada conta com pasto de Brachiaria brizantha  semeado após dois anos de lavouras de soja, na safra e milho consorciado com braquiária na safrinha. Além disso, a área possui a cada 37 metros uma linha de eucalipto. As árvores proporcionam a ciclagem de nutrientes no sistema e acesso à sombra aos animais da raça Nelore.

O melhor desempenho obtido foi na área que integra lavoura, pecuária e as árvores, com o ganho entre 29 e 32 arrobas por hectare. O segundo tratamento mais eficiente foi a integração lavoura-pecuária, sistema que vem sendo amplamente adotado em Mato Grosso. Em pasto formado após dois anos de lavoura, porém sem as árvores, a produtividade ficou entre 20 e 24 arrobas por hectare. “Tudo isso para que se tenha os benefícios da lavoura, que propicia maior produção de capim, o benefício da árvore oferecendo ambiência e desempenho melhor para os animais, para que no fim do dia possamos colher mais num mesmo hectare de terra”, explica o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Bruno Pedreira.

No sistema silvipastoril e na pecuária exclusiva, a produtividade média obtida no experimento foi em torno de 17 arrobas por hectare. O número é menor do que nos sistemas precedidos pela lavoura, mas ainda assim é bem superior à média da pecuária em Mato Grosso, que está em torno de quatro arrobas por hectare e à média nacional, de seis arrobas por hectare.