FAÇA VOCÊ MESMO

Como construir uma chocadeira manual elétrica

Equipamento otimiza produção de ovos e pode ser facilmente construído na pequena propriedade, com baixo custo para o produtor

Com o aumento da renda da população no país, o consumo de carnes também se ampliou. A avicultura colonial, que sempre teve um custo mais baixo, foi um dos setores que mais se beneficiou com a boa economia.

– Nesses últimos anos, a população está procurando uma carne de melhor qualidade, de melhor sabor. A agricultura colonial e a venda de produtos coloniais é hoje um grande filão do mercado – afirmou o técnico rural, João Francisco da Silva Gomes.

Para otimizar a produção das matrizes, o uso de chocadeiras é um excelente artifício. No caso das galinhas caipiras, no sistema de incubação natural, cada animal pode chocar, em média, 15 ovos por vez. Já com uma chocadeira, o número pode ser bem superior. Mas a maior vantagem é que a matriz volta mais rapidamente à postura e existe uma diminuição do ciclo reprodutivo para 26 dias. Segundo a Embrapa, o número de ciclos anuais por matriz praticamente dobra.

O valor de uma chocadeira para 60 a 70 ovos no mercado é, em média, R$ 400, mais o transporte. Contudo, o equipamento pode ser facilmente construído na pequena propriedade e com baixo custo para o produtor.

– Se o produtor for construir, ele compra o termostato, e o resto ele encontra na cidade ou aproveita da propriedade. Paga-se um custo bem inferior, de, mais ou menos, R$ 100.

Para a construção da chocadeira é necessário madeira, pregos, lâmpadas, soquete de cerâmica ou porcelana, fios, um termostato, bandejas, tela de metal ou sombrite e ferramentas para a construção, como serrote, martelo, chaves de fenda, alicate e furadeira.

Veja a lista de materiais necessários

Nome:

Email:

Deixe um comentário:

Escreva os números da imagem:

últimas notícias

Previsão para hoje -


▲ Máx
▼ Min




Confira a previsão dos próximos dias

Fonte: Somar Meteorologia