Vacinação contra aftosa atinge 98,17% do rebanho na 2ª etapa de 2015

Número de bovinos e bubalinos imunizados passa de 147 milhões. Índice supera o do mesmo período do ano anterior

Fonte: Seapec

A vacinação contra a febre aftosa atingiu índice de cobertura de 98,17% do rebanho bovino e bubalino brasileiro no segundo semestre de 2015, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, dia 5, pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na segunda etapa da campanha nacional, o número de animais vacinados foi 147,2 milhões de um total de 150 milhões cabeças que deveriam ser imunizados.

“Tivemos um bom resultado na segunda fase da campanha de combate à aftosa em 2015”, avaliou o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques. No segundo semestre de 2014, acrescentou, o índice de cobertura vacinal foi de 97,84%. 

Na campanha feita no primeiro semestre do ano passado, o percentual de imunização do rebanho de bovinos e bubalinos alcançou 98,04%, “De um modo geral, estamos mantendo um alto nível de vacinação no país.”

Os animais que deveriam ter sido vacinados no período normal do calendário oficial e ficaram fora da campanha precisam ser imunizados antes da próxima etapa. “Os produtores serão procurados e notificados para que vacinem os animais”, disse Marques.

No segundo semestre de 2015, três estados tiveram índice de vacinação abaixo de 90%, segundo o Mapa. No Rio de Janeiro, a cobertura foi de 84,90%; na Paraíba, de 87,51%; e no Amapá, de 87,58%. “Por isso, vamos solicitar a esses estados maior atenção com a fiscalização nas etapas de 2016”, adiantou o diretor do DSA.

O Brasil tem um rebanho de 212 milhões de bovinos e bubalinos. A segunda etapa da campanha de 2015 tinha como meta vacinar 150 milhões de cabeças porque, em alguns estados, deveriam ser imunizados apenas animais até 24 meses de idade.

A segunda etapa da campanha nacional contra a aftosa foi realizada em 26 unidades da federação. Por ser livre da doença sem vacinação, Santa Catarina não imuniza seu rebanho.