Conheça um drone aquático para monitorar peixes

Projeto criado por estudantes de engenharia da computação tem forma de peixe e capta informações críticas para o piscicultor. Essa inovação venceu concurso para novas empresas de tecnologia

Um drone aquático em formato de peixe para monitorar em tempo real pisciculturas e diminuir em até 30% as perdas dos criadores. Essa é a proposta da TecnoControl, startup criada por estudantes de engenharia da computação da Una, em Belo Horizonte, que acaba de vencer o Ânima Nest, programa de pré-aceleração de empresas do grupo Ânima Educação.

O prêmio inclui uma viagem para conhecer o ecossistema de inovação de Nova York, além de benefícios do Programa Global de Empreendedorismo da IBM durante um ano, como o acesso a softwares da empresa.

Com forma e movimentos de peixe para maximizar a adaptação do criadouro, o drone da TecnoControl monitora pontos críticos da água como PH, temperatura e oxigenação, e envia os dados para um receptor. As informações são processadas e fornecidas, em tempo real, para os produtores por meio de um aplicativo.

“Dessa forma, eles poderão ser ágeis na correção dos problemas e diminuir as perdas em até 30%”, afirma Matheus Augusto, de 20 anos, CEO da empresa. Em 2016, a receita no Brasil com a produção de peixes alcançou R$ 4,3 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura, mas poderia ter sido ainda maior.

“Cerca de 20% da produção é perdida por problemas no monitoramento das condições da água”, diz Matheus. “Vimos que esse era um mercado promissor que poderíamos explorar.” Além de Matheus, integram a empresa Yuri Nicolau, Davidson Andreoni, Edenilce Martins e Jeferson Eiji. Com o modelo pronto e o protótipo praticamente concluído, a TecnoControl já está em busca de parceiros para iniciar a produção no ano que vem.