Feira de pescados nos EUA deve gerar US$ 12 milhões em negócios para o Brasil

Durante o evento, o Brasil fez a promoção comercial de 19 espécies de pesca extrativa e cinco espécies da aquicultura 

Fonte: Divulgação/Polícia Federal

O Brasil teve este ano sua melhor participação na Seafood Expo North America, em Boston (EUA). A avaliação é das 26 empresas e três entidades do setor brasileiro de pescados que estiverem presentes na principal feira de promoção e comercialização de produtos de pesca e aquicultura do continente americano. Segundo eles, a expectativa de negócios para o país decorrentes do evento é de cerca de US$ 12 milhões.

A participação da cadeia de pescados e aquicultura na 37ª edição da Seafood teve o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que montou o Pavilhão Brasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Durante o evento, o Brasil fez a promoção comercial de 19 espécies de pesca extrativa (ariaco, atum, camarão rosa, cavalinha, cioba, corvina, gordinho, gurijuba, lagosta, lagostim, meka, ostra, pargo, peixe espada, peixe sapo, pescada amarela, pescada branca, polvo e sardinha) e cinco espécies da aquicultura (pacu, pintado, pirarucu, tambaqui e tilápia).

A 37ª edição da Seafood Expo North America foi realizada de domingo passado (19) até a última terça-feira (21). O evento reuniu mais de mil expositores de 50 países e recebeu cerca de 20 mil visitantes de cem nacionalidades.

Os EUA é o principal importador de pescado no mundo, de acordo com o Departamento de Comércio. Em 2015, os Estados Unidos importaram US$ 18,8 bilhões, o equivalente a pouco mais de 2,6 milhões de toneladas de pescado. 

No ano passado, o Brasil exportou US$ 236 milhões, cerca de 39,6 mil toneladas de pescado. Os EUA foram o principal destino do pescado brasileiro, com US$ 99,1 milhões em valor (41,98%) e 12,7 mil toneladas em volume (32,03%).