Ministério da Agricultura autoriza pesca da tainha

Blairo Maggi se reúne nesta terça, dia 14, com técnicos para discutir normas mais claras para a captura do peixe por pescadores industriais

Fonte: Divulgação/Polícia Federal

O Ministério da Agricultura publicou nesta terça, dia 14, portaria no Diário Oficial da União (DOU) com as 40 embarcações autorizadas para a pesca industrial da tainha na temporada iniciada em 1º de junho, com término em 31 de julho no Sul e Sudeste do país. Segundo o secretário-executivo da Pasta, Eumar Novacki, todas as autorizações são de empresas que não operaram até 2015. 

A renovação ocorreu por conta de irregularidades nas embarcações anteriores e prevê ainda a redução de 20% no volume de barcos em relação ao ano passado.

A redução, ano a ano, no número de empresas na pesca da tainha ocorre a pedido das autoridades ambientais e será tema de um encontro do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, com representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O encontro será às 15 horas, na sede do ministério, em Brasília (DF), e a ideia, segundo a assessoria de Maggi, é discutir normas mais claras para a captura do peixe por pescadores industriais.

Após assumir a Pasta, há um mês, Maggi suspendeu as autorizações de pesca da tainha e fez uma chamada para novas companhias interessadas em atuar na temporada deste ano. O atraso para a publicação da portaria trouxe protestos na semana passada, com o fechamento de rodovias e de terminais pesqueiros em Santa Catarina.

As autorizações concedidas nesta terça são para barcos entre 10 toneladas e 20 toneladas que utilizam as chamadas redes aniladas. O período de autorização, até o fim do próximo mês, coincide com o defeso – período de proibição – da pesca da sardinha.