Pequeno produtor aumenta a renda ao conciliar peixes e açaí

No projeto de fertirrigação a água dos tanques de pirarucu é distribuída na plantação

Fonte: Divulgação/MDA

No Reassentamento Santa Rita, localizado a 60 quilômetros de Porto Velho (RO), mora o produtor rural Domingos Mendes da Silva, 58 anos. Ele implantou com sucesso um projeto inovador que envolve a criação de peixes e fruticultura, com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 

O programa foi o responsável por viabilizar o projeto de fertirrigação, que une piscicultura e o plantio de frutas. Segundo o produtor, nessa integração de culturas a água dos tanques de pirarucu é trocada diariamente e distribuída na plantação de açaí. 

Para complementar o empreendimento, o produtor recorreu à linha de crédito Mais Alimentos e conseguiu R$ 98 mil para construção de um tanque e de um barracão. “Por causa do projeto, eu consigo produzir açaí o ano todo, além de 12 toneladas de pirarucu numa área de 400 metros quadrados”, comemorou Domingos Silva. 

O produtor destacou a importância da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) para a diversificação e o crescimento significativo da produção. Segundo ele, graças ao apoio técnico que recebeu e ao crédito do Pronaf conseguiu chegar a este volume. 

O técnico da Emater Marcos Carvalho conta que muitos produtores rurais têm espírito empreendedor e, quando recebem apoio técnico, conseguem transformar suas unidades familiares em empresas. No caso de Domingos, o sonho de desenvolvimento estava ligado à piscicultura. “O produtor já vivia da pesca e da colheita do açaí. Aproveitamos que ele tinha esse sonho e, em com junto com outros técnicos, ajudamos o ribeirinho a implantar o projeto denominado Piraçaí”. 

O projeto, criado em 2014, tem foco na agricultura familiar e é uma iniciativa do governo do estado e da empresa Santo Antônio Energia. O produtor Domingos Silva foi o primeiro a aceitar o desafio de utilizar técnicas de produção sustentáveis. “Em lugar dos tanques escavados são utilizados tanques de lona, que ocupam pouco espaço e custam bem menos. Outro ponto positivo desse projeto e que no caso do produtor Domingos sua produção não existe entre safra”, explicou Carvalho.