Fazenda em MG mostra que não é preciso muito espaço para produzir bastante leite

Taxa de lotação da propriedade é superior a 14 unidades animais por hectareAos poucos o pecuarista brasileiro está descobrindo que não precisa de muito espaço para produzir.

Na reportagem desta quinta, dia 9, do quadro Rebanho Gordo, você vai conhecer uma fazenda em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que produz 550 litros de leite em apenas 2,2 hectares de pasto.

Diante das limitações comuns de uma pequena propriedade, mas com vontade de se tornar produtor rural, Wemerson Magalhães decidiu investir em pastagem de qualidade para baratear o custo de produção do leite. A fazenda, no município de Uberlândia, em Minas Gerais, tem pouco mais de 30 hectares, mas apenas 2,2 deles são usados pelas 32 vacas leiteiras. Ou seja, uma taxa de lotação superior a 14 unidades animais por hectare. A média brasileira, segundo o IBGE, gira em torno de uma unidade animal por hectare.

A área foi dividida com cerca elétrica, em 30 piquetes. Cada um tem 480 metros quadrados, em média. Para implantar o sistema, Wemerson gastou cerca de R$ 5 mil por hectare. Não precisou reformar o pasto, apenas recuperar. E até manteve o mesmo capim já existente na fazenda, o braquiarão.