SP assina decreto para combater gripe aviária

Texto prevê ações em áreas de risco, como portos e aeroportosO governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou hoje, dia 27, um decreto que autoriza ações preventivas contra a influenza aviaria, também conhecida como gripe aviária. 

Fonte: Canal Rural

As ações vão intensificar o controle em áreas que podem oferecer riscos de entrada do vírus, como portos e aeroportos, além do acompanhamento de aves migratórias e intensificação das inspeções nas granjas.

• Veja também: Aves migratórias não devem trazer gripe aviária para o Brasil

O surto de gripe aviária nos Estados Unidos, que já matou 40 milhões de aves, forçou o governo de paulista a adotar medidas para evitar a entrada do vírus no país.

– São Paulo é o maior produtor de ovos e um grande produtor de aves, por isso nos assinamos um decreto estabelecendo um comitê de combate a gripe aviaria – disse.

O comitê vai envolver as secretarias da Agricultura, Meio Ambiente, Segurança e Saúde. O maior cuidado será nos locais identificados como áreas de pouso de aves migratórias e no aeroporto de Guarulhos.

De acordo com o coordenador de Defesa Agropecuária, Heinz Hellwig, ainda não há casos registrados no estado, mas o maior risco vem na segunda metade do ano.