Brasil deve exportar arroz para o México

Projeção do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é que a produção do cereal no país aumente 15%

Fonte: Pixabay

Após três anos de negociação, o Brasil deve começar a exportar arroz para o México. Com isso, a produção do cereal no país pode aumentar até 15%. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, dia 16, durante o lançamento da 27ª abertura oficial da colheita. 

O clima ajudou na hora do plantio e as lavouras estão em bom desenvolvimento. Por isso, a partir de fevereiro os produtores esperam uma boa produção, algo que gire em torno de 8,4 milhões de toneladas, segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que também acredita em bons preços. A entidade aposta que a saca ficará entre R$ 40 e R$ 45.

“Como estamos com uma passagem de estoque quase zero, acreditamos em uma estabilidade de preço”, comenta o presidente da Irga , Guinter Frantz. 

O evento que marca o início oficial da colheita acontece entre os dias 16 a 18 de fevereiro, em Cachoeirinha (RS), cidade referência na pesquisa de arroz. “Percebemos que outros países estão passando a nossa frente e não temos acesso a esse mercado. Está faltando uma ação mais política em cima do país, que é estratégico para a nossa produção”, comenta Henrique Dornelles, presidente da Federarroz.