Brasil inaugura primeira usina de etanol abastecida 100% com milho

Para garantir o abastecimento, a usina já negocia a compra da segunda safra do ano que vem com os produtores da região

Fonte: Reprodução

A primeira usina brasileira de etanol votada exclusivamente par ao milho foi inaugurada nesta sexta, dia 11, em Lucas do Rio Verde (MT). A unidade vai processar 600 mil toneladas de milho por ano com a produção de 240 milhões de litros de etanol.

Com investimento de R$ 450 milhões, a usina já funciona com tecnologia importada dos Estados Unidos, que tem como principal objetivo agregar valor ao cereal. “O milho oferece muitas oportunidades e o etanol é o carro chefe. Depois do etanol, nós temos os farelos que são divididos entre os de alta fibra e de alta proteína, onde agregamos valor e vendemos como se fosse um farelo de soja. Além disso, também existe um produto de muito valor agregado, que é o óleo de milho, e o vapor pela cogeração, de onde obtemos a energia”, disse o presidente da FS Bioenergia, Henrique Ubrig.

Para garantir o abastecimento, a usina já negocia a compra da segunda safra do ano que vem com os produtores da região, como informou Ubrig. “Nós já estamos fazendo negociações de pelo menos 50% das nossas necessidades para o ano que vem e faremos com o preço estabelecido pelo governo, que é na faixa de R$ 16,50”, disse.

A nova usina também vai comprar eucalipto, que é usado como combustível para as caldeiras. O presidente da usina acredita que esse incremento na produção de etanol em Mato Grosso vai inibir a importação do produto. “o etano vai ter focos regionais. A primeira é a região Centro-Oeste, seguido pela região Norte que não é produtora de etanol e recebe produtos importados, como o etanol dos Estados Unidos”, disse.

Michel Temer

O presidente Michel Temer esteve na inauguração e voltou a defender as reformas do governo. Ele disse que as medidas vão garantir, em breve, a retomada do grau de investimentos do país.

Foi a primeira vez que Temer visitou o Centro-Oeste como Presidente da República. Ele estava acompanhado do ministro da Agricultura, Blairo Maggi e participou de uma colheita de algodão.

Durante encontro com produtores rurais, o presidente mostrou ânimo com as reformas e a recuperação da economia brasileira. “Estas matérias todas são fundamentais para nossas finanças. Apanhamos o país numa das piores recessões dos últimos tempos e o primeiro passo foi combater a crise, para depois caminhar para desenvolvimento”, falou Temer, garantindo que o Brasil vai recuperar o grau de investimento perdido em 2015.