Canal do Produtor estreia e promete fortalecer sindicatos rurais

Principal programa do Canal Rural X foi ao ar pela primeira vez nesta quarta-feira, com entrevista ao vivo do secretário executivo do Senar Nacional, Daniel Carrara

Fonte: Canal Rural

Esta quarta-feira, dia 22, marcou a estreia do Canal do Produtor na programação do Canal Rural X. O programa é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Instituto CNA, em parceira com o Canal Rural. 

O primeiro entrevistado ao vivo no Canal do Produtor foi o secretário executivo do Senar Nacional, Daniel Carrara. Ele comemorou o lançamento e disse que este novo meio de comunicação vai promover a formação a distância de milhares de agricultores, pecuaristas e trabalhadores do campo.

“O vídeo é uma forma de chegar à propriedade rural e levar conhecimento para o produtor rural, seus funcionários e sua família, sem precisar que eles saiam do local de trabalho ou da residência”, disse Carrara.
Para o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, a programação também vai favorecer o crescimento dos sindicatos rurais. Segundo eles, as entidades realizam programas muitas vezes desconhecidos do produtor. “Agora, ele vai poder ter conhecimento sobre isso e cobrar atuação do seu sindicato”, afirmou.

Canal do Produtor vai ao ar diariamente e tem seis horas de duração. A partir das 6h da manhã, o espaço é destinado à educação profissional. Às 7h30, começa o Jornal do Produtor, umas das principais atrações da programação, com notícias e entrevistas sobre as ações da CNA e dos sindicatos rurais pelo país.

O advogado Reginaldo Minaré vai participar, toda quinta-feira, do Jornal do Produtor com o quadro Agromitos. Nesse horário, ele tira dúvidas sobre assuntos que são verdadeiros mitos no mundo rural. “Procuraremos demonstrar, por exemplo, que os transgênicos não causam câncer, com base em estudos científicos já divulgados”, contou Minaré.

A inauguração oficial do Canal Rural X e do Canal do Produtor aconteceu nesta terça, dia 21, quando o botão de “no ar” foi acionado pelos executivos do Canal Rural, do Senar e da Cna, e pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Para o vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, o projeto vai ao encontro do objetivo das entidades de chegar ao produtor rural. “A (antena) parabólica é extramente importante nesse sentido”, disse. Para o diretor de conteúdo do Canal Rural, Júlio Cargnino, o Canal Rural X surgiu com o objetivo de levar informação a qualquer produtor que tenha parabólica ou sinal de internet na propriedade.