Menú

CANAL RURAL RESPONDE

Dicas para começar uma produção orgânica

Toda a semana, nossa equipe de jornalismo responderá as dúvidas de internautas e telespectadores do Canal Rural

Estreou nesta sexta, dia 22, na programação o quadro Canal Rural Responde. A partir de hoje, toda a semana os telejornais e programas responderão as dúvidas dos internautas e telespectadores sobre os mais variados assuntos do campo ligados à produção agropecuária.

A reportagem de estreia trata da produção de orgânicos. Até mesmo quem não é do ramo se interessa em iniciar uma produção agroecológica. Nossa equipe acompanhou de perto em um sítio no município de Pedra Bela, no interior de São Paulo.

As galinhas que vieram de um criador especializado em aves orgânicas têm espaço para ciscar à vontade e se alimentar com ração à base de milho e farelo de soja, livres de defensivos e transgênicos. O ambiente é o mais natural possível para a produção de ovos orgânicos. O produtor Rodrigo Lanari investiu dinheiro de herança na compra de um sítio para produzir alimentos orgânicos. Como não tinha experiência na área, ele conta com a ajuda de um consultor.

– A gente veio com o subsolador não arado para a terra, viemos também com um 'gradão' para quebrar um pouco mais o solo, que está bem compactado, aplicamos o calcário em função da análise feita e depois um coquetel de adubação verde de inverno – pontua o consultor Dercílio Pupin.

Crotalária, nabo-forrageiro e aveia preta formam a adubação verde que é semeada à mão. As plantas prepararam o solo para o futuro cultivo. Em uma produção orgânica, a escolha da área é muito importante. Na fazenda de Lanari, o terreno foi escolhido porque já conta com uma proteção natural: uma barreira de árvores ao fundo, contornando toda a área, que é essencial para qualidade da produção. Na pequena propriedade, há uma horta com verduras e hortaliças. Como tudo está no começo, o sítio ainda não passou pela certificação que atesta que o alimento é orgânico.

É preciso entender todas as diferenças de uma horta agroecológica para uma horta convencional. A produção orgânica exige um manejo mais cuidadoso e, por isso, se adapta melhor em pequenas propriedades. Até mesmo para eliminar pragas que podem acabar com a produção, há alternativas naturais e simples. O agricultor tem até uma receita combate à lagarta, que consiste em esmagar o inseto na mão e espalhá-lo sobre a folha.

– Estou usando e observando, mas dá para ver que funciona – explica.

Participe do Canal Rural Responde enviando suas perguntas pelo WhatsApp (11) 98524-0073, pela nossa fanpage ou através do Fale Conosco do site.

Confira abaixo mais respostas sobre o tema para os telespectadores e internautas do Canal Rural:

Qual estado mais produz frango orgânico?

Quais culturas orgânicas plantar no Maranhão?

Pode usar adubo químico no sistema orgânico?

Nome:

Email:

Deixe um comentário:

Escreva os números da imagem:

últimas notícias

Previsão para hoje -


▲ Máx
▼ Min




Confira a previsão dos próximos dias

Fonte: Somar Meteorologia