Chuva constante prejudica hortaliças no Rio Grande do Sul

Além de perder o que está na lavoura, os produtores gaúchos estão sem conseguir plantar novas mudas por causa do clima

Fonte: Suelen Farias/Canal Rural

As chuvas não deram trégua no Rio Grande do Sul nos últimos dias e o plantio também atrasou por causa da instabilidade climática, que está provocando doenças nas produções de hortaliças. Para o agricultor Almiro Rosa da Rocha, a perda provocada pela chuva em sua plantação de rúcula, alface e couve será grande. “Só de alface e rúcula temos 50% de perda porque elas são plantadas no chão e ficam mais sensíveis à umidade”, disse.

Há mais de uma semana sem colher e, por consequência, sem ter produtos para colocar no mercado, o produtor lamenta o fato de não conseguir plantar novas mudas. “Daqui um mês eu ainda não terei alface porque eu não consegui plantar. Vai produzir menos e não vai ser aquele pé bonito típico do tempo bom, deve ser um pé pequeno para razoável. No entanto, pela época, vai ter procura”, disse.

As hortaliças protegidas pela estufa podem até não pegar chuva, mas também não estão vendo o sol e, sem ele, o desenvolvimento fica totalmente prejudicado. Outro problema são as doenças, que já começam a atingir as plantas. “As mudas vão ficando velhas e sem resistência. Então, quando a gente plantar, ela não vai se desenvolver bem”, falou o agricultor.

Umidade e pouco sol são tudo que o fungo precisa pra se instalar e, aos poucos, ele vai deixando marcas na plantação. O agricultor ainda não sabe quanto, mas terá que gastar mais com manejo depois que a chuva passar.

A situação de Almiro se repete em praticamente toda a região produtiva da capital do Rio Grande do Sul e o aumento da concorrência com outros mercados já é uma preocupação. “Os atacadistas vão para São Paulo buscar e isso realmente é uma preocupação para o produtor local que perdeu quase 100% da sua lavoura. Se entrar produtos de outros estados que não tiveram o mesmo problema de intempéries, certamente o preço vai baixar”, analisou o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cléber Vieira.