Clima deve impulsionar produção de lichia

O tempo nublado e chuvoso produz condições perfeitas para a produção da fruta

Faltando alguns meses para a colheita da próxima safra de lichia, que acontece a partir de dezembro, produtores do interior de São Paulo estão otimistas. O clima em algumas regiões é o principal responsável pelo volume da colheita da fruta.

Com o tempo nublado e chuvoso, as condições são perfeitas para a produção de lichia na região de Jundiaí. Na propriedade do agricultor Nivaldo Michelin, por exemplo, os 140 pés vão dar mais frutos do que as duas safras anteriores. “O clima está ajudando muito, então quer dizer que a gente vai ter um bom resultado”, disse o produtor.

Para o agrônomo Lourival Dantas Fagundes, as condições climáticas da região favoreceram o desenvolvimento dos pomares este ano. “A lichia gosta de climas amenos e o diferencial pao cultivo é o gradiente térmico, a diferença da temperatura entre o dia e a noite maior do que 10°C. Se, durante o dia, por exemplo, a temperatura chega a 20°C e, durante a noite, ela cair para 10°C, acaba favorecendo o desenvolvimento da fruta e ajuda no controle natural das pragas.”

Com o que vem observando até agora, a expectativa de Fagundes é que venha uma boa colheita no final do ano.