CNA entrega a Temer estudo sobre ações prioritárias em infraestrutura e logística

Objetivo da entidade é descongestionar portos do Sul e Sudeste com criação de corredores para escoar produção de outras regiões

Fonte: divulgação

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregou um estudo para o presidente da República, Michel Temer, listando obras e ações prioritárias na área de infraestrutura e logística para ajudar no escoamento da safra. A entidade também pediu apoio para ampliar a construção de armazéns públicos e privados no país. 

O objetivo da CNA é tentar descongestionar os portos do Sul e do Sudeste, pedindo a criação de corredores para escoamento da produção nas demais regiões do país. As propostas são de asfaltamento de quase 900 quilômetros em seis rodovias federais do Centro-Oeste, do Norte e do Matopiba. 

A entidade também reforçou a posição contrária ao tabelamento de fretes rodoviários. O setor aponta a necessidade de construção de trechos nas principais ferrovias do país e quer a garantia do direito de passagem para operadores independentes. Foi sugerida a criação de um marco regulatório para a cabotagem – a navegação entre os portos do mesmo país pelas águas da costa –, além de um modelo de gestão das hidrovias e obras de dragagem, derrocamento e sinalização em ao menos seis grandes rios. Cinco portos ainda precisam de licitação para terminais de grãos, contêineres e granéis agrícolas.

A CNA cobra também a redução das tarifas portuárias e menos intervenção do governo nessa área. Outra aposta é impulsionar a armazenagem no Brasil. Para isso, o governo precisaria construir quatro armazéns públicos no Matopiba e reformar outras unidades da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A solicitação mais forte é por taxas de juros reduzidas para o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) no próximo Plano Safra, para estimular agricultores e empresas privadas a investirem no armazenamento de grãos. 

De acordo com o superintendente da CNA, Bruno Lucchi, a principal intenção da entidade foi buscar a integração dos modais de transporte do Brasil. Segundo ele, a maior parte da matriz atualmente é rodoviária, onerando o custo dos produtores rurais. “A intenção é colocar obras prioritárias tanto de rodovias, como de hidrovias e ferrovias, o que faria toda a integração desses modais bem como a questão de portos e armazenagem. De armazenagem, especificamente, o principal pedido tem a ver com a política agrícola brasileira, em relação ao PCA”, afirma Lucchi.

O presidente Michel Temer disse que depende da iniciativa privada para atender as demandas do setor. “Se não tiver o apoio decidido, denodado, entusiasmado, animado, da iniciativa privada, fica extremamente difícil a governabilidade no país”, afirmou.