Colheita da safra 2014/2015 começa com recorde e problemas climáticos

Solenidade em Alto Garças (MT) reuniu cadeia produtiva da soja para celebrar um ciclo com grandes desafios para os produtores ruraisA colheita de soja está oficialmente aberta. Em solenidade nesta quinta, dia 29, em Alto Garças (MT), a cadeia produtiva deu o seu pontapé inicial para uma colheita que deve superar os 86 milhões de toneladas da safra 2013/2014.

Na fazenda Sementes Adriana, políticos, autoridades, produtores e representantes das categorias fizeram um evento que mobilizou mais de 700 pessoas para acompanhar a Abertura Oficial da Colheita de Soja. O presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, ressaltou que essa safra tem sido uma safra de desafios técnicos e políticos.

– O setor quer resultados, esta foi é uma safra de desafios para o produtor rural e estamos organizados. A união faz a força – afirma Tomczyk, que também lembrou que a Associação dos Produtores de Soja fará 10 anos em 2015.

O chefe-geral da Embrapa Agropastoril de Mato Grosso, João Flávio Veloso Silva, que representou o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, destacou a parceria entre a empresa e o Canal Rural no Projeto Soja Brasil, destacando que esse contato direto com o produtor melhora a pesquisa cientifica.

– Essa parceria é muito importante, esse projeto permite à pesquisa se antecipar aos problemas – diz Silva.

O vice-governador de Mato Grosso e também sojicultor, Carlos Fávaro, saudou os produtores de soja e, após a colheita, afirmou que a nova gestão do Estado vai trabalhar muito para melhorar a infraestrutura estadual. Um plano emergencial será estudado para melhorar o escoamento desta safra.

A lavoura usada no evento, cultivada em 45 hectares com sementes Intacta e Inox, garantiu produtividade média de 63 sacas por hectare dos 36 hectares colhidos.

• Lideranças do agronegócio cautelosas com segundo governo Dilma

Safra recorde

Neste mês, a Conab, IBGE, USDA (Departamento de agricultura dos Estados Unidos) e consultorias projetaram uma safra superior aos 95 milhões de toneladas. Porém, a safra enfrentou duas fortes estiagens, uma no meio de outubro, o que atrasou o plantio em algumas regiões e outro veranico no começo do mês, que afetou o Centro-Oeste brasileiro. A tendência é que em fevereiro a produção seja reavaliada, chegando a 92 milhões de toneladas.

Com esses imprevistos, a safra tende a ser menor. A Aprosoja Brasil trabalha com número entre 90 milhões e 92 milhões. Caso esse número confirme, será recorde. A safra 2013/2014 colheu 86,12 mi toneladas.

Sem pragas e sem chuva

A cobertura do Projeto Soja Brasil, que já passou pela maior parte dos Estados produtores, uma situação se consolidou: nenhuma praga ou doença se destacou, o controle preventivo tem sido bom, mas a falta de chuvas foi o maior problema até agora.

Ouvimos produtores do sudeste de Mato Grosso, todos eles afirmaram que foi a melhor safra no controle de pragas, mas o clima não colaborou.

– Enfrentamos muita falta de água na região, também tivemos problemas com os defensivos utilizados na lavoura. Eu não sei qual será minha média com esses entraves, mas estou bem apreensiva – comenta a produtora de Itiquira (MT) Sueli Helena Zancaro.

O presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Ereno Giacomelli, já adianta que a produtividade que a produtividade do município será menor.

– Estamos otimistas, mas a produção vai ser menor, em virtude do veranico. Não tem por onde fazer, é muito cedo para dizer, mas vai dar quebra – lamenta.