Colheita de soja no Rio Grande do Sul terá volume inédito, mas preço reduzido preocupa

Discussão foi levantada durante evento que marcou a abertura da colheita, que aconteceu em Tupanciretã 

Fonte: Luiz Henrique Magnante/Embrapa

Na manhã desta sexta-feira, dia 24, em Tupanciretã, foi realizada a abertura simbólica da colheita do grão que mais gera riqueza ao Rio Grande do Sul: a soja. E, desta vez, o volume será inédito, com 16,7 milhões de toneladas em uma área que alcançou 5,4 milhões de hectares neste ano.

Um grande evento marcou o início da colheita, e a oportunidade foi ideal para que produtores e profissionais discutissem tendências e dificuldades encontradas.

Para o gerente regional da Emater de Santa Maria, José Renato Lovato, o limite em termos de área está no limite. 

“A situação nos remete a investir mais em tecnologia, até porque temos condições obviamente com as variedades que nós temos, com as tecnologias bem aplicadas”, afirmou. 

Mas, apesar de comemorarem uma super safra, produtores da região enfrentam dificuldades para escoar a soja. Um dos problemas é a condição para o transporte, com os caminhões tendo problemas para passar em determinados trechos. Mas a promessa é de melhorias. 

“Fazemos um trabalho de recuperação nas estradas ensaibradas. Vimos praticamente dois meses de chuva, tantos as estradas municipais quanto as estaduais sofreram muito. 

Estamos recuperando essas estradas. O tempo é usado efetivamente pra fazer o que se pode com o que se tem”, disse o secretário dos transportes do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen. 

Outro fator que tem preocupado são os preços. O produtor Emerci Richter confia na produtividade, mas admite que o valor será reduzido. 

“O preço bom passou. Então, nós temos preço reduzido. Mas a produtividade vai compensar”, analisou.

O delegado da Aprosoja do município, José Domingos Lemos Teixeira, também demonstra preocupação com o preço. 

“Estamos com uma defasagem do preço muito forte, em torno de R$ 17 por saca. Ou seja, a cada 100 sacas que se colhe, deixamos de inserir na economia gaúcha R$ 1,7 mil, e isso é muito representativo. Dentro do conceito de produtividade sem dúvida nenhuma é inegável que deverá ser a maior safra da história do Rio Grande do Sul”, apontou.

Mas apesar de comemorarem uma super safra, produtores desta região enfrentam dificuldades para escoar a soja. Neste trecho que nós estamos, por exemplo, caminhões passam com dificuldade, sem contar o desperdício de grão pelo caminho.