Começa temporada de leilões de primavera no Rio Grande do Sul

No primeiro fim de semana, foram negociados mais de R$ 8 milhões, alta de 25% sobre 2014

Fonte: Eduardo Rocha

A temporada de leilões de primavera já começou no Rio Grande do Sul, época que muitas cabanhas realizam remates de gado e equinos. O momento é importante para a pecuária gaúcha, porque 90% da oferta de touros e vacas é comercializada na primavera, época em que normalmente se faz o acasalamento dos bovinos.

O leiloeiro Marcelo Silva diz que somente no primeiro final de semana o faturamento aumentou 25% comparado ao mesmo período do ano passado, atingindo R$ 8 milhões. A expectativa é comercializar 5 mil touros durante a temporada, aumento de 10% sobre 2014.

– O início nos sinaliza resultados muito, muito bons, e isso nos faz projetar que, na sequência, os leilões que estão por vir, vão ter esse mesmo desempenho – disse.

Este será o 20º leilão de primavera desta cabanha, que fica no município de Glorinha. À venda, 50 touros angus puro de origem. Com leilão marcado para 11 de outubro, a espera é por bons negócios.

– A expectativa, apesar da crise brasileira, é boa. Boa porque nós imaginamos, e é isso que tem ocorrido nos leilões que já se efetivaram, manter mais ou menos as médias de preço do ano passado – afirmou o criador da raça angus Fábio Gomes.

Os leilões de primavera seguem até a primeira semana de novembro.