Consumo de máquinas despenca 14% em outubro

Números que comparam agosto deste ano com o de 2014 mostram que o desemprego no setor chegou a 10%

Fonte: Canal Rural/Reprodução

O setor de máquinas acaba de computar os números referentes a outubro e os dados não são nada animadores. Foram todos negativos na comparação com o mesmo mês do ano passado. O consumo ficou 14% menor, a receita caiu 23%, e o desemprego chegou aos 10%. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) nesta quarta-feira, dia 25.

Mesmo com a alta do dólar, que deixa a indústria nacional mais competitiva, a exportação de máquinas caiu 26% em outubro e tem a mesma retração no acumulado do ano.

O agronegócio, que aparentemente está em situação mais confortável em comparação com outros setores, também reduz o consumo por causa da dificuldade de crédito e do clima de incerteza da economia.

Além da divulgação dos números do mercado de máquinas, a Abimaq reuniu outras nove entidades do setor produtivo para reclamar contra o possível aumento da alíquota de importação do aço. Na avaliação das entidades, a medida pode ser um golpe fatal para as indústrias, que já enfrentam um ano muito complicado.