Convênio facilita exportação de frutas frescas brasileiras

Presidente da Abrafrutas quer dobrar volume exportado em cinco anosFoi assinado nesta quarta, dia 28, o primeiro convênio para facilitar a exportação de frutas frescas brasileiras entre a Apex-Brasil e Abrafrutas, que responde por apenas 1% do total de vendas externas do agronegócio.

A assinatura do convênio, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), reuniu a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). No ano passado, o Brasil vendeu cerca de US$ 630 milhões. Para o presidente da Abrafrutas, Luis Roberto Barcelos, é preciso aumentar a divulgação das frutas brasileiras.

– O Brasil ainda exporta muito pouco do que produz de frutas, é o terceiro maior produtor de frutas do mundo. Mas exporta apenas 2% do que produz. Nós fechamos em 2014 com US$ 630 milhões, e o agronegócio já exportou mais de US$ 100 bilhões, portanto a fruta é menos de 1%. O que a gente quer é crescer 15% ao ano para que, em cinco anos, a gente possa dobrar o volume de exportações que fazemos.

De acordo com o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Ricardo Santana, a parceria com a Abrafrutas contribui para a reconquista das vendas ao exterior, um trabalho de grande relevância principalmente no continente europeu.

– Esta parceria nos dá a possibilidade de trabalhar em quatro linhas. A primeira é da promoção comercial; o segundo ponto é a defesa de interesses – sabemos que sem o trabalho forte as vendas não vão se concretizar. O terceiro ponto é a sustentabilidade, que tem muito apelo no continente europeu. E por último o design, temos programas capazes de abastecer as empresas brasileiras, os produtores, pra que a gente consiga agregar valor aos produtores na hora de exportar. 

Para o presidente da CNA, João Martins, o convênio é resultado de um esforço conjunto para incentivar o produtor rural.

O convênio, com vigência de dois anos, permitirá investimentos de R$ 5,2 milhões, dos quais R$ 4,2 milhões da Apex-Brasil e R$ 1 milhão da Abrafrutas. Serão realizadas ações típicas de promoção comercial, posicionamento de mercados, capacitação de empresas para exportação e facilitação de negócios, dentre outros pontos de importância estratégica para o segmento.

As 29 empresas participantes do convênio definiram junto com a Abrafrutas oito mercados prioritários para as frutas brasileiras: Estados Unidos; Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Hong Kong, França e Rússia. A promoção comercial das frutas frescas brasileiras e de produtos derivados no mercado internacional, diretriz do convênio entre Apex-Brasil e Abrafrutas, vai garantir o crescimento das exportações e a diversificação no número de compradores.