Fiscais do Indea voltam a emitir GTA para suinocultura e piscicultura

Funcionários da entidade permanecem em greve, mas atenderam ao pedido do governo para diminuir impactos negativos nas atividades pecuárias

Fonte: Thiago Gomes/Susipe

Servidores do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) continuam em greve mas o Sindicato dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sinfa) decidiu voltar a emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para as atividades de suinocultura e piscicultura. A decisão atende pedido da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) para tentar diminuir os impactos negativos da greve nas atividades agropecuárias e não comprometer a sanidade animal e vegetal no estado. 

Segundo a Sedec-MT, em nota, o atendimento será realizado nas Unidades Regionais de Supervisão (URS), localizadas em Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Félix do Araguaia e Sinop. Ainda conforme a nota da Sedec, as GTAs para suínos e animais aquáticos serão emitidas com validade máxima até 20 de junho, sem a necessidade de vistoria. Para GTA com validade superior a 20 de junho será realizada vistoria prévia do rebanho suíno.

No pedido encaminhado ao Sinfa e ao Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap), a Sedec pede a realização do Cadastramento de Produtores no Sistema Módulo Produtor e a Emissão de GTA para trânsito de Bovinos. De acordo com o Indea, ainda não houve resposta.