GAF Talks: lideranças do agro discutem o futuro do setor

No evento GAF Talks, ficou claro que a única maneira de garantir a produtividade no campo é pensar em novas ferramentas e desenvolver cada vez mais o que já está disponível no mercado

Fonte: Gaf Talks

Lideranças do agronegócio se reuniram nesta quarta-feira, dia29, em São Paulo, para debater o futuro do setor com foco na tecnologia. O encontro celebrou o 1º Fórum Global de Agronegócios, o GAF Talks, que foi transmitido ao vivo pela página do Youtube do Canal Rural.

No evento, ficou claro que a única maneira de garantir a produtividade no campo é pensar em novas ferramentas e desenvolver cada vez mais o que já está disponível no mercado. “A gente está discutindo a digitalização da agricultura, as novas tecnologias, os avanços que a tecnologia está trazendo para o produtor e para cadeia como um todo”, disse o diretor da Datagro, Guilherme Nastari.

Para o presidente da Monsanto na América Latina, Rodrigo Santos, o evento funciona como uma oportunidade para o agronegócio brasileiro expandir ainda mais com inovação, tecnologia e agricultura digital.

Infraestrutura

Apesar de a tecnologia ser uma meta para melhor a produtividade, o Brasil ainda sofre com problemas bem mais simples, como os gargalos de logística e transporte. Para que o setor tenha um crescimento contínuo, é preciso melhorar a infraestrutura, como alertou o ex-ministro da agricultura Alysson Paolinelli. “Nós temos vários segmentos onde estamos perdendo a capacidade competitiva por causa da logística de transporte, armazenamento, processamento e comercialização. O Brasil, infelizmente, desde o primeiro plano econômico em 1986 deixou de usar parte do nosso PIB (Produto Interno Bruto) que era em torno de 8% à 10% nos investimentos de infraestrutura”, lamentou.