Goiás pode voltar atrás na decisão de taxar exportações de grãos

Governador Marconi Perillo conversou com o ministro Maggi sobre a questão e afirma ter contratado uma consultoria para definir parâmetros sobre a resolução que tomará nos próximos dias 

Fonte: Jarlei Cortese/Arquivo Pessoal

O governador de Goiás, Marconi Perillo, pode revogar a decisão de limitar as exportações de soja e milho. A decisão será anunciada nos próximos dias. Nesta quinta, dia 16, o governador se reuniu com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e disse que a conversa foi determinante para a resolução que será tomada.
Perillo afirma que Goiás está contratando uma consultoria para definir que parâmetros adotar sobre a questão. Segundo ele, o volume de exportação para a soja e o milho, hoje limitado a 70% do que é produzido no estado, pode ser revisto ou negociado.

O governador afirma ser “defensor do mercado livre”, porém teria ficado preocupado com a escassez de milho nas indústrias. Ele diz que tomou a decisão baseado na experiência de Mato Grosso do Sul, que já pratica a retenção de 50% da produção no estado.

De acordo com Perillo, existe uma tensão entre a posição dos produtores e das indústrias. No meio disso, diz, estaria a Lei Kandir, que prejudicaria os estados produtores de commodities agrícolas, que não são taxadas com ICMS. O governador de Goiás defende que a União faça o ressarcimento das perdas desses estados. 

Pará, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, entre outros, segundo ele, perdem muito com a Lei Kandir, que, no entanto, seria importante para garantir o superávit exportador na balança comercial. “Por outro lado, tira muito dos estados, especialmente dos que têm matérias-primas finitas, como os minerais”.