Governo vai investir no combate ao desmatamento

Projeto prevê também o deslocamento da Força Nacional a regiões estratégicasO governo federal anunciou investimento de R$ 30,6 milhões para combater o desmatamento ilegal na Amazônia. O projeto é uma parceria entre os Ministérios da Justiça e do Meio Ambiente, com recursos do BNDES.

A medida vai garantir a permanência de 200 homens da Força Nacional em pontos estratégicos para combater a derrubada de florestas. Os recursos, que vêm do Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES, também serão utilizados para a compra de novos equipamentos, como barcos, barracas e GPS.

– Eu diria que, realmente, a fiscalização não é simples, mas cada vez mais, eu acredito que nós estamos nos equipando pra fazer esse enfrentamento – afirmou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou a importância da parceria com entidades do agronegócio para conter o desmatamento, citando como exemplo as 20 mil sacas de soja que foram apreendidas em áreas embargadas pelo Ibama na Amazônia.

– Nós estamos trabalhando hoje em parceria com a Abiove pra prender exatamente as sacas. Apreensão de grãos em área ilegal, área embargada – disse.

Questionada sobre a frequente preocupação dos produtores rurais com os altos custos para manter áreas de preservação ambiental, a ministra foi categórica em dizer que se trata de cumprir a lei.

– É óbvio que nós vamos regulamentar tudo que tem que regulamentar. O código florestal trata de instrumentos econômicos, exatamente para assegurar para que aquele que protege tenha o reconhecimento disso na sua vegetação, na sua propriedade – declarou.