Índios protestam em Brasília contra a PEC 215 e recriação de CPI da Funai

O protesto durou apenas 15 minutos porque a polícia militar foi acionada e dispersou a manifestação

Um grupo de índios organizou uma manifestação em frente à sede da Frente Parlamentar da Agropecuária nesta terça-feira, dia 8, em Brasília. Eles protestaram contra um projeto que altera o processo de demarcação de terras no país e também contra a recriação da CPI da Funai e do Incra.

Os manifestantes levaram faixas e entoaram cantos contra a PEC 215, que transfere ao Congresso a decisão sobre a demarcação de terras indígenas. O protesto durou apenas 15 minutos porque a polícia militar foi acionada e dispersou a manifestação.

“A gente está fazendo essa manifestação para mostrar para o governo que a gente existe ainda, e que nós somos donos do Brasil”, disse a líder indígena da tribo Krahô, de Tocantins, Gecilha Crukoy Krahô.

Do mesmo estado de Gecilha, a líder indígena da tribo Xerente, Suzana Xerente, disse que seu povo está preocupado com as medidos do atual governo. “Há essa preocupação com a (PEC) 215 e com a PEC 141. É preocupante para a comunidade, que não terá mais sossego para sobreviver. Nós viemos até aqui para defender o que é nosso”, disse.

As lideranças indígenas informaram que pretendem continuar com os protestos em Brasília até o fim da semana. O deputado Osmar Serraglio, relator da PEC 215 na Câmara dos Deputados, estava na sede da FPA durante a manifestação. “O protesto é um direito deles e nós reconhecemos isso. Mas, ao meso tempo, nós insistimos que temos a possibilidade de aprovar definitivamente uma regra que discipline como as reservas indígenas devem ser demarcadas no Brasil. Claro que nós estamos com um governo novo, diferente, e as coisas já estão sendo mais refletidas do que quando nós vínhamos acompanhando e eu imagino que tenhamos, agora um ambiente mais fácil para avançarmos.”

A Controladoria Geral da União publicou, na última semana, um relatório citando sete vulnerabilidades no processo de demarcação de terras, entre elas, a falta de transparência e organização de documentos. O relatório agradou a bancada ruralista.

A CPI da Funai e do Incra, que investiga irregularidades na demarcação de terras indígenas e na reforma agrária, arquivada em setembro, deve ser reinstalada na Câmara dos deputados nesta quarta-feira. O relatório da Controladoria, que aponta fragilidades no trabalho da Funai, deve ser usado como argumento pelos parlamentares que compõem a comissão.