Instabilidade climática preocupa produtores de feijão

Chuvas irregulares e estiagens prolongadas prejudicaram a produção em Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal

Fonte: Sebastião José de Araújo/Embrapa

A produção de feijão enfrenta problemas em boa parte do país por causa do clima instável. Irregularidades nas chuvas e temperaturas que atingem até 40° C estão comprometendo as lavouras nas regiões do sudoeste e noroeste goiano, noroeste mineiro e o distrito federal, onde os produtores devem perder grande parte da produção.

“A última chuva foi dia 14 de dezembro e, depois, só veio chover no dia 4 de janeiro. As plantas começaram a abortar as flores, então, não tem mais o que fazer”, lamentou o engenheiro agrônomo Valdeir Batista.

Chuva x estiagem

Em Cabeceira Grande, Minas Gerais, o elevado nível de chuva na primeira quinzena de dezembro comprometeu 20% da lavoura do produtor Carlos Oberto Correa. Depois veio uma estiagem de mais de 20 dias, que acabou comprometendo a safra ainda mais. Segundo os produtores, a região ainda precisa de chuvas regulares até o fim de fevereiro para tentar salvar pelo menos 50% da produção.

“O clima está prejudicando muito as lavouras que foram plantadas no final de outubro e estão em fase de floração, formação de vagem e enchimento de grão”, disse Correa, que produz na região há 32 anos.

O agricultor já chegou a dedicar 70% da área plantada à cultura do feijão, mas, nesta safra, optou por plantar 80% de soja e apenas 20% de feijão. “As pessoas que plantam feijão podem até diminuir a área, mas nunca deixam de plantar. O que ocorreu nas últimas safras é que as outras cultoras têm remunerado mais do que o feijão.”