Juros devem subir de 1 a 2 pontos percentuais, diz Sérgio Souza

Ministra Kátia Abreu afirma que terá crédito rural disponível na próxima safraA ministra da Agricultura Kátia Abreu esteve nesta sexta, 17, na 55ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, a ExpoLondrina, no Paraná, junto com a Comissão Permanente da Agricultura e afirmou que não faltará recursos para custeio, crédito rural e sinalizou que a taxa de juros do Plano Safra 2015/16 vão subir de acordo com a taxa da inflação.

Fonte: Luciano Teixeira/Canal Rural

– Vou dar uma dica. No ano passado, a inflação foi de 6,5%. E os juros do Plano Safra também foram de 6,5%. Esse ano, a taxa da inflação vai ser de quanto? Façam as contas aí. Os juros não devem ser superiores que 8,5% – afirma a ministra.

Segundo Kátia, ela não pode dar mais detalhes porque o anúncio oficial da taxa de juros do Plano Safra será feito pela presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia de lançamento do Plano, prevista para o mês de maio.

A ministra também tranquilizou os produtores quanto a disponibilidade de crédito rural e afirmou que não vai faltar recursos para a safra.

– A alta da taxa de juros do Plano Safra deve ser de 1 a 2 percentuais – declara o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR), que também estava no evento.

CAR

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também esteve na ExpoLondrina e afirma que a preocupação do Ministério, neste momento, é que os produtores entreguem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) dentro do prazo, até 5 de maio.

Para Izabella, uma possível prorrogação no prazo de entrega não é prioridade.

– Quando vencer o prazo, terei uma reunião com a presidente Dilma para avaliar o próximo passo. Se iremos prorrogar o prazo ou não – declara a ministra do Meio Ambiente.

A ministra ainda apresentou número de cadastros no país e até o momento, 35% das propriedades rurais entregaram o CAR em todo o país. Nos estados de Mato Grosso e Pará, 80% dos produtores já entregaram o cadastro. Na região Sul do país, por exemplo, a adesão está menor que 35%. Sendo apenas 15% no Paraná.

Questionada sobre o benefício de juros menores para quem já entregou o Cadastro Ambiental Rural, a ministra Izabella disse que é um assunto a ser respondido pela Kátia Abreu. Por sua vez, a ministra da Agricultura não quis comentar sobre o assunto.