Mitos sobre carne suína impedem o crescimento do consumo

Mesmo sendo um alimento saudável, a falta de informação contribui para que o consumo em nosso país seja bem menor se comparado com o mercado internacional

Fonte: Sílvio Ávila/Mapa

A carne suína tem se tornado cada vez mais competitiva diante de outras proteínas, mas, apesar disso, ainda existem muitos mitos que impedem que ocorra um crescimento mais acentuado no consumo entre os brasileiros. De acordo com especialistas, mesmo sendo um alimento saudável, a falta de informação contribui para que o consumo em nosso país seja bem menor se comparado com o mercado internacional.

“A carne suína é uma carne mais saudável do que o consumidor brasileiro percebe. Ela é uma carne com potencial muito grande de crescimento, a medida que se mude o conceito que o consumidor tem”, avaliou o diretor da Rojo Marketing Alimentos, Francisco Rojo.

Para que o consumo aumente, segundo Rojo, algumas medidas são necessárias, começando principalmente por uma mudança de pensamento do consumidor final. “É um pensamento do tempo dos nossos avós, uma ideia antiga de que é uma carne gordurosa e de que tem aquele bichinho que dá no cérebro, mas isso não corresponde com a realidade da carne suína. Ela é uma carne branca e, portanto, saudável e essa historia do bichinho não é realidade diante dos métodos de produção atual da carne suína”, disse.

Consumo

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal, atualmente o brasileiro consome em média 15 quilos de carne suína por ano. O número é considerado baixo se for levado em conta o preço e a qualidade da produção nacional. Para representantes do setor, este número só vai aumentar se houver mais incentivo do governo.

Segundo Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, o custo da produção aumentou por falta de política agrícola pela pecuária e por causa da falta de milho no mercado, base da alimentação dos animais.

Apesar das dificuldades, no entanto, a expectativa de crescimento para o mercado interno ainda é boa. “A população começa a enxergar na carne suína aquilo que o mundo já viu. Ela é a carne mais consumida no mundo e a nossa população começa a ver a qualidade. A gente acertando essa questão das commodities agrícolas, vamos ter uma cadeia prosperando”, analisou Lopes.

Veja também:

Marcelo Bolinha ensina a fazer cortes tradicionais e inovadores usando carne suína