Mudas ganham espaço na produção de hortaliças

Relação entre custo e benefício faz com que a semente se torne menos favorável ao produtor 

Fonte: Pixabay

Apesar de ter um custo maior, as mudas ganham cada vez mais espaço na produção de hortaliças no interior de São Paulo. Ao contrário das sementes, as pequenas plantas exigem menos tempo de manejo e viram produtos com maior qualidade.

Na lavoura, o produtor Claudinei Antonio Padovan planta hortaliças com mais de 10 variedades. Com a opção de usar uma muda já formada no lugar da semente, ele garante o sucesso da colheita.

“A muda já vem pronta. Então, a semente teria um tempo de demora muito maior de semeadura até colher que a muda. Até transplantar, com o tamanho, já passa dos 30. A qualidade da muda já vem do viveiro”, conta.

O produtor paga, em média, nove reais por 200 mudas. E o alface já terminado é vendido por R$ 1 a R$ 1,5 dependendo da época.

“A semente seria mais barato, mas, com a muda, o custo benefício é melhor porque você ganha tempo de plantio. A irrigação também acontece em menos tempo. Os cuidados são menores a muda já vem com tamanho certo”, analisa.

A região de Itatiba, no interior de São Paulo, é grande produtora de hortaliças e reúne centenas de produtores. A maioria utiliza mudas prontas. O agrônomo José Eduardo Pereira afirma que a vantagem está no plantio e mão de obra. 

“Pode gastar um pouquinho mais na compra da muda. Mas a qualidade que ele vai ter no produto, vai ter esse retorno na economia”, destaca.
O aproveitamento do manejo, de acordo com José Eduardo Pereira, com mudas é de 99% do que é plantado. Já com a semente, a perda seria de 40%.