MT: pecuaristas pedem 'punição exemplar' para envolvidos na operação Carne Fraca

Associação de criadores acredita que é preciso manter a credibilidade do serviço de fiscalização realizado no Brasil e contornar a crise do setor

Fonte: Divulgação

Pecuaristas de Mato Grosso se manifestaram nesta segunda-feira, dia 20, após as denúncias de irregularidades envolvendo frigoríficos investigados na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. As entidades que representam o setor cobraram medidas enérgicas e pediram punição aos envolvidos no escândalo.

“Os culpados precisam ser punidos exemplarmente, pois o Serviço de Inspeção Federal brasileiro sempre foi motivo de muito orgulho para o Brasil e para os países que importam nossa carne. É um ativo que foi construído há muitos anos graças ao nosso trabalho e nós não podemos permitir que uma ação criminosa feita por alguns bandidos coloquem em xeque a credibilidade desse serviço”, disse o diretor-executivo da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari.

Já o pecuarista Túlio Roncalli acredita que o ocorrido vai mexer com a estabilidade do setor. “É muito triste o que nós estamos vivendo no Brasil. Todos os setores da economia têm podridão, pois existem coisas que não deveriam ser feitas por profissionais do governo e políticos. Para acabar com isso, precisamos ser firmes e cobrar as autoridades para, finalmente, passar esse Brasil a limpo”, disse.

Enquanto os pecuaristas temem que a imagem do setor fique manchada, a analista de mercado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) Mariane Crespolini dos Santos afirma que os reflexos negativos na economia são inevitáveis, mas que não devem durar muito tempo.

Ela acredita que este seja um momento para melhorar ainda mais a fiscalização, modernizando os sistemas de informação. “E fazer o que a gente já faz muito bem: manter uma excelente competitividade de custo de produção dentro da porteira. Os nossos pecuaristas estão se modernizando e a pecuária brasileira não tem mais aquela imagem atrasada de antigamente, então, este é o momento de transformar tudo e mostrar que existem pessoas muito sérias no setor”, diz a analista.