Pesquisa testa café e oliveiras adaptadas a Minas Gerais

Novas cultivares em condições de sequeiro e azeitonas produzidas em temperaturas mais amenas podem estar disponíveis em poucos anos

Fonte: Canal Rural

Novas cultivares de café e de oliveiras estão sendo testadas no interior de Minas Gerais. No caso das oliveiras, os pesquisadores acreditam que é possível produzir azeitonas em temperaturas mais amenas.

Em uma área de quatro hectares são testadas 20 variedades de café em condições de sequeiro. A pesquisa, que começou há quatro anos, busca identificar as cultivares que apresentam melhor adaptação à região do Planalto de Araxá, em Minas. Entre as características testadas estão o potencial produtivo, a resistência a pragas e a qualidade dos grãos.

– Nós temos cultivares da Epamig e de outros órgãos de pesquisa, como o IAC. Nós vamos ver o comportamento delas aqui nas várias características de interesse, a produtividade, qualidade de grão, longevidade, a qualidade de bebida que hoje é muito importante. Então, nesse conjunto de cultivares nós temos potencial para todas essas características – explica o coordenador estadual de Cafeicultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Cesar Elias Botelho.

A lavoura foi plantada em 2012 e já está na segunda safra. Antes de indicar qual variedade é mais adequada à região, o pesquisador acredita que será necessário analisar mais três colheitas. Mas algumas cultivares já se destacam pelo potencial produtivo.

– O experimento foi plantado um pouco tarde para as condições normais de plantio de café hoje, da cafeicultura atual. Ele foi plantado dia 20 de março de 2012 e, mesmo assim, eles vão ficar próximos a 50 sacas por hectare na média das duas primeiras safras, e isso é bastante interessante – relata Botelho.

Azeitonas

Além das pesquisas no café, a Epamig também realiza estudos para a produção de oliveiras na região. Os pesquisadores trouxeram variedades de outras regiões do país, para avaliar o comportamento delas em ambiente de temperaturas mais amenas.

– Para se produzir oliveiras, nós precisamos ter temperaturas pelo menos abaixo de 12°C e isso nós conseguimos alcançar em regiões com altitudes de pelo menos mil metros. Nós temos dois polos produtores de oliveira no país: na região da Mantiqueira e na região Sul do país – conta o pesquisador Luiz Fernando de Oliveira.

As pesquisas estão em desenvolvimento há cinco anos. Em uma área foram plantados cerca de 200 pés de oliveiras. Até o momento, somente duas, das dez cultivares testadas apresentaram produção. Os pesquisadores acreditam que será necessário analisar pelo menos mais três safras antes de disponibilizar o material para uso comercial.

– Se a olivicultura ficar concentrada apenas na região da Mantiqueira, nós teremos uma determinada produção, mas para expandir esses números nós temos que procurar outras áreas aptas ao cultivo de oliveira e Araxá apresenta essa altitude de pelo menos mil metros, que é o que nós consideramos apto ao cultivo – diz Oliveira.