Pesquisadores criam técnica para cultivar batata

Nova forma beneficiará pequeno produtor ao reduzir necessidade de importaçãoPesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas desenvolveram uma nova técnica para cultivar a batata semente que deve beneficiar pequenos produtores, que muitas vezes precisam importar o produto para utilizar nas lavouras. 

Fonte: Pixabay

O Brasil importa de 3 a 5 mil toneladas de tubérculos por ano, o que encarece e dificulta a produção. A nova técnica permite que as sementes sejam produzidas no país, por meio da utilização dos brotos da própria planta importada, que antes eram descartados pela indústria.

Ao serem retirados das plantas, os grãos são levados para estruturas livres de insetos e viroses. Durante o ciclo de produção de 75 dias, os brotos produzem os minitubérculos que vão ser utilizados no campo para o plantio de batatas-semente.

– O broto é mais uma alternativa, porém, com um custo menor, equiparado e que permite ao pequeno produtor, aquele que nunca teve acesso a uma semente de alta sanidade, que ele tenham – diz o pesquisador do Instituto, José Alberto Caram.

A expectativa é que a técnica aumente em até 50% o aproveitamento do material base, reduzindo custo e aumentando produtividade.