Plataforma digital promete auxiliar produtor rural na tomada de decisões

Com a plataforma, o produtor consegue fazer um acompanhamento diário e em tempo real do que acontece na lavoura durante os períodos de plantio e colheita

Fonte: Pixabay

Aumentar a produtividade sem ampliar as áreas de plantio é o principal objetivo na agricultura digital. Para chegar ainda mais perto desta meta, o Brasil acaba de ganhar uma nova tecnologia que promete ajudar o produtor a resolver problemas e escolher as melhores decisões no campo.

O sistema que vem sendo testado pela Monsanto, em parceria com a americana Climate Corporation, consiste na instalação de sensores dentro das máquinas agrícolas. Eles se conectam via bluetooth a tablets dentro das cabines, e mostram na tela inúmeros dados do desempenho das atividades no campo. Com a plataforma, o produtor consegue fazer um acompanhamento diário e em tempo real do que acontece na lavoura durante os períodos de plantio e colheita.

O produtor rural Fernando Orlando dos Santos, de Montividiu, Goiás, possui quase 2,5 mil hectares onde cultiva soja e milho e é um dos responsáveis pelo teste da ferramenta.

“Antigamente, eu tinha que pegar os mapas das máquinas, extrair para outro computador e analisar os mapas de uma forma independente. Hoje, eu pego esse sistema e, no final do dia, eles sincronizam, geram uma série de mapas e vai tudo para o meu celular, tablet ou computador. Ao invés de analisar tudo separado, eu tenho tudo na mesma plataforma, o que facilita para corrigir já no dia seguinte”, disse.

A nova tecnologia ajuda o produtor a tomar as decisões em tempo menor, já que poderá analisar as áreas de talhões de cultivo, fornecendo informações relevantes sobre a produtividade do todo e de cada uma delas de forma separada.

“Eu consegui ver que durante o processo de plantio, quando o primeiro talhão começou, eu tive várias paradas da máquina. No mesmo dia eu recebi a informação e vim pra fazenda fazer uma reunião com a equipe de plantio, que me informou qual era a máquina que estava com problema e, assim, consegui corrigir o erro”, disse o produtor Felipe Schwening, também usuário da ferramenta.

O sistema está em fase final de testes com 100 agricultores da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A expectativa é de que ele seja lançado em breve no mercado.

“Falta praticamente nada. Estamos na fase final do teste com esses 100 agricultores, que vão passar por um ciclo completo de plantio e colheita de soja, milho e, em alguns casos, algodão. a gente realmente tá muito na reta final pra finalizar essa etapa e a gente tá extremamente seguro que nós estamos trazendo uma solução que vai agregar muito na vida dos agricultores brasileiros”, disse Mateus Barros, líder comercial América do Sul Climate.