Preço do boi gordo cai junto com o consumo de carne no Brasil, diz especialista

Além da demanda interna, o mercado tem olhado para o volume de carne embarcado para o exterior e o cenário também é de retração

Fonte: Renata Sirtoli/Canal Rural

O mercado do boi gordo tem apresentado retração de preços em diferentes regiões do país. Para o analista de mercado Elio Micheloni Junior, o cenário reflete a queda no consumo da carne bovina no mercado interno. “Se depender da demanda interna que sofre pela falta de dinheiro do consumidor, o mercado deve ficar de estável a eventuais recuos dos preços atuais”, analisou.

Como em 2015 a valorização dos bezerros chegou a picos históricos, muitos pecuaristas viram que era um bom negócio investir em novas matrizes. A tendência já mudou a margem de troca das negociações. A oferta ainda é baixa, mas o pecuarista Valcirio Hasckel, que trabalha com recria na região de Bragança Paulista, interior de São Paulo, está sentindo o caixa menos apertado.

“Melhorou um pouquinho em relação ao ano passado. Em 2015 você fazia 1.2, 1.28. Esse ano estou conseguindo 1.39, depende muito da negociação, da onde vem o bezerro, o custo”, disse o pecuarista.

Além da demanda interna, o mercado tem olhado para o volume de carne embarcado para o exterior e o cenário também é de retração. Com a China – principal importador de carne bovina – comprando menos, na primeira quinzena de junho as exportações caíram 8% em relação ao mesmo período do mês anterior.

“Neste ano, a cadeia inteira da agropecuária – desde o criador até o consumidor, passando pelo açougueiro e corretor de carne – está sofrendo em função do baixo fluxo da demanda. Mas o mercado vai se adaptando, então, provavelmente você vai ter criador e recriador com resultado menor em função de preço, mas eles vão  se acomodar pra entender como vai ser o fluxo nos próximos anos”, completou Micheloni Junior.