Preço das hortaliças cai quase 90% em São Paulo

Queda no consumo obriga horticultor a dispensar produtos que estão passando do ponto

Produtores do interior de São Paulo estão deixando de colher hortaliças. O consumo caiu e o preço das folhosas está menor. Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), tem produto que caiu quase 90%.

O engenheiro agrônomo Rogério Inaba explica que no inverno as hortaliças atingem a melhor fase.

“Costuma chover menos no inverno, o que dificulta o ataque de fungos. Assim, as plantas tem mais resistência e são produzidas com maior qualidade, aumentando o tamanho e a performance da planta”, diz.

Atualmente, sobra produtividade e falta demanda. Como as hortaliças precisam ser consumidas frescas, a saída do produtor Natalino Kazu Araki foi passar a máquina em alguns canteiros.

A dispensa de hortaliças quando passam do ponto é comum nos principais cinturões verdes do país, mas o que chama a atenção neste inverno é a quantidade que está sendo jogada fora por causa da queda no consumo. Só na região de Suzano, o sindicato rural estima que a procura por variedades como o coentro, o manjericão e até o alface caíram 30% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Permissionário da Ceagesp há mais de 20 anos, Alberto Nigata concorda que no inverno o volume de hortaliças no mercado paulista aumenta, mas o desequilíbrio entre oferta e demanda segundo ele, tem a ver também com a queda nas negociações com outros estados consumidores.