MG: produtores de café melhoram rendimento com composto orgânico

Especialistas afirmam que método devolve a saúde ao solo e faz com que as plantas se tornem mais resistentes 

Fonte: Canal Rural

Produtores de café de Minas Gerais conseguiram transformar o mato em aliado ao utilizá-lo como composto orgânico. A nova técnica promove a atividade de micoorganismos no solo, tornando as plantas mais resistentes aos extremos climáticos e aumentando a produtividade.

O produtor rural Marcelo Montanari conta que deixa o mato crescer e o corta somente após a florada. “Em seguida fazemos a aplicação de bioativadores para disponibilizar o nutriente para a planta”, explica. Ele já utiliza a técnica há três anos e a produtividade de seus 200 hectares de café aumentou 20%, enquanto a aplicação de defensivos caiu 30%.

A técnica estimula a atividade de microorganismos por meio de produtos que promovem a bioativação do solo. O objetivo é resgatar o equilíbrio entre o bioma nativo e a agricultura comercial, já que, segundo o engenheiro agrônomo Carlos Ernesto Machado, essa relação foi desestabilizada com “os excessos de insumos, fertilizantes que desorganizam o solo e provocam pragas, doenças, ou seja, retiram a saúde do solo”. Machado acredita que “quando falamos em bioativar o sistema, resgatamos uma vida que já existia em favor da planta”.

A matéria seca ajuda a reter água e deixa a planta mais resistente. Com o uso de compostos orgânicos, o produtor consegue reduzir as aplicações de outros insumos ao longo do processo produtivo. O engenheiro agrônomo afirma que, no Brasil, o uso de fósforo já foi reduzido em torno de 68% e o de potássio 40%.

“Esses ajustes são pontuais, se eu estou construindo a fertilidade do solo, sou obrigado a colocar uma quantidade maior de insumos. Porém, se eu já tenho esses nutrientes disponíveis, só preciso monitorar a evolução da fertilidade”, explica. 

Montanari relata que o uso de composto orgânico, além de aumentar a produtividade, também melhorou a qualidade do café. “Uma vez que a planta está mais nutrida, ela sente menos os impactos climáticos e nós conseguimos melhor granação. Dessa forma, em algumas ocasiões, também conseguimos melhor qualidade de bebida na análise sensorial”.