Produtores de fumo perdem 100% da safra com chuva de granizo

Os três estados do sul do Brasil foram castigados no último fim de semana. Em Rio Pardo (RS), 460 plantações foram prejudicadas

Fonte: Canal Rural

Produtores de fumo do Rio Grande do Sul ainda contabilizam prejuízos causados pela chuva de granizo do final de semana. Até agora, a estimativa é de pelo menos três mil hectares atingidos no sul do país.

A cidade de Rio Pardo (RS) foi a mais atingida, com pelo menos 460 plantações prejudicadas. Por lá, as lavouras estavam prontas para serem colhidas. Em 10 minutos, o temporal acabou com um ano de trabalho do Marcelo Grasel e levou R$ 20 mil investidos nos 46 mil pés.

“Não sobrou nada mesmo, o prejuízo foi 100%. Não tem mais o que fazer”, lamenta Grasel.

O que restou ao produtor foi limpar o estrago deixado e esperar pela indenização do seguro, que deve pagar 40% da renda estimada com a safra. Ele projetava chegar a R$ 80 mil de lucro com os três hectares que tem. “Se eu não tivesse esse seguro, precisaria tirar toda uma reserva ou arrumar outra opção para conseguir pagar os insumos, tudo que já tinha aplicado. É um bom valor para pelo menos conseguir cobrir os custos”, diz.

Julci Kaufmann estava fora de casa na hora da chuva. Quando chegou à propriedade, o cenário já tinha mudado bastante. “Dos 80 mil pés que eu queria fazer mil arrobas, não tem uma folha. Não vou fazer nada”, conta.

Kaufmann ainda mantém a esperança. Ele já encomendou novas mudas, que devem ser plantadas na próxima semana. Não é o mesmo volume levado pelo temporal, mas ajudará a quitar alguns compromissos. “Quero plantar ainda uns 20 ou 30 mil pés para poder cobrir o resto nos bancos e sobrar um pouco para minha mulher e eu passarmos o resto do ano“, afirma.

Tudo que o produtor não precisa agora é de mais chuva. “Preciso pelo menos de uns 10 dias de tempo bom para poder fazer a verga de fumo“, explica Kaufmann.