Saiba como a internet pode ser uma aliada na produção

Quem usa o comércio virtual conta com a agilidade e a facilidade das compras online

Fonte: Divulgação/Embrapa

Cada vez mais a internet está presente na vida dos brasileiros e não é diferente no campo. Uma plataforma de vendas online – CBC Negócios – tem sido uma importante aliada na hora de encontrar insumos sem sair da propriedade. 

Em uma fazenda na cidade de Descalvado (SP), são produzidos 60 mil litros de leite todos os dias; cada vaca produz mais de 30 ao dia. Para garantir a alta produtividade, é essencial pensar na alimentação dos animais. Além do capim e silagem produzidos na propriedade, são utilizados tem milho, farelo de soja, polpa cítrica e caroço de algodão para garantir uma boa nutrição dos animais.

A responsabilidade de não deixar faltar nenhum ingrediente da ração é do gerente de operações e materiais, Agnaldo Orlando Bertini. De um ano pra cá, o trabalho dele ficou mais fácil, já que a compra dos produtos começou a ser feita pela internet, em um site de negociação.

Agnaldo acessa o site de comércio de produtos agrícolas pelo menos uma vez por semana. Além de conferir as ofertas de várias regiões do país, o gerente da fazenda também pode anunciar o que pretende comprar. “Funciona em tempo real. Publicou e já estão vendo. É assim: tenho intenção de compra, entro. Não tenho intenção de compra, mas quero acompanhar o mercado, entro na plataforma e estou atualizado”, afirma. 

O portal cbc negócios é gratuito. Mas no futuro vai ter cobrança de mensalidade. Para negociar é só fazer um cadastro. São quase cinco mil usuários entre empresas e pessoas. O site tem versão em inglês e cerca de 10% dos negócios já são internacionais.

Francisco Lavor, sócio-fundador da empresa, conta que o site está há quase dois anos no ar. A proposta é ser mais que um classificado virtual. “Todos os negócios tem natureza de confidencialidade. Nós enquanto CBC sequer temos acesso aos negócios. A gente disponibiliza o ambiente, uma ferramenta pra ser operada, mas as informações pertencem literalmente às partes envolvidas”, explica. 

O milho é o produto mais negociado, entre as mais de 500 opções de mercadorias em todo o país. O próximo passo é lançar um aplicativo. “É uma plataforma que te dá um respaldo. Você tá vendo. Eu quero este negócio. Este negócio é bom pra mim, então vamos fazer negócio. Não se existe clareza maior do que um negócio deste tipo”, afirma Lavor.