Saiba como produzir goiabas grandes e bonitas

Produtor e engenheiro ensinam que as podas são fundamentais para melhorar a qualidade da fruta

Fonte: Embrapa/Divugalção

O telespectador Marcos Yaoita, de Mirandópolis (SP), é produtor de goiaba e perguntou quais são as técnicas para a poda da goiabeira. Dentro do quadro Canal Rural Responde, o Rural Notícias desta segunda, dia 11, respondeu a essa dúvida importantíssima para quem quer produzir bem e o ano inteiro.

Há três tipos de podas da goiabeira. Henrique Conti, engenheiro agrônomo da Cati, explica que os primeiros cortes são feitos nos pés novos, com menos de um metro de altura.

“A primeira poda é a de formação, quando a árvore tá pequenininha ainda. Você vai cortar o ponteiro dela e deixar de três a quatro galhos pra começar a produzir. Depois, vem a segunda poda, que é a de condução. Ou seja, você vai fazer que a planta seja conduzida na forma de taça. Ou seja, você vai esticar esses galhos, deixá-los esticados por dois anos, colocando um peso ou um fio no chão pra que ele fique com este formato de taça.”

Essas primeiras podas garantem que a árvore fique com um formato em que os galhos crescem para os lados. Assim, os pés ficam com cerca de dois metros de altura, o que facilita o manejo e a colheita da fruta.

Tem um tipo de poda muito importante pra poder produzir goiaba várias vezes ao ano e não somente no verão, que é a época normal de colheita da fruta. É a poda de produção. O produtor Odair Nascimento explica como deve ser feita: “A poda de produção consiste na maneira, que nem sempre é a mesma. No inverno poda-se de um jeito. No verão, de outro”.

Estamos em julho, época da poda de inverno. Nessa fase, é cortada a maior parte dos galhos, que são retirados inteiros. Nós pés, ficam somente os galhos que têm frutos. “Eu podo baixo, corto mais perto do tronco grosso”, diz Nascimento.

Ele afirma que pode cortar os galhos sem dó, que depois cresce tudo de novo para o verão. E, quando o calor chega, a poda é feita de um jeito diferente: “Deixo de cinco a seis pares de folha. Tem que deixar um pouco de folha, que é para fazer sombra para a goiaba que está aqui em baixo”.

Outra dica importante de manejo é o raleio, que nada mais é do que priorizar as goiabas mais bonitas do pé. “Você vem e deixa as que estão melhores. Você vai deixar só um broto em cada galho. Um broto com duas goiabas. Isto é o suficiente para você produzir uma goiaba de qualidade”, afirma o produtor.

A poda da goiabeira deve ser feita a cada dois meses. Com esse cuidado, é possível produzir frutas mais de uma vez por ano no mesmo pé. “Se não for bem podada, bem conduzida desde o início, a planta não vai produzir goiabas grandes, bonitas. A base de produção da goiaba comercial é a poda”, diz o engenheiro agrônomo Conti.