Setor se une para garantir qualidade de sementes

Objetivo é eliminar problemas relatados por agricultores, que se queixam de adquirir produtos certificados que não expressaram resultado esperado

Fonte: Pedro Silvestre/Canal Rural

Empresas do setor de sementes e a Embrapa estão investindo para tentar eliminar a baixa qualidade do material, uma das principais reclamações dos produtores rurais. Agricultores se queixam de ter comprado sementes certificadas e que foram armazenadas de forma correta, mas que não expressaram o resultado esperado após o plantio.

Segundo o superintendente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Paulo Campante, os produtores de sementes estão focados em aumentar a qualidade do insumo. Segundo ele, a entidade tem discutido o assunto com associações de produtores e trabalhado em comitês as questões regulatórias.

Mau armazenamento e colheita de forma indevida são algumas situações que podem afetar a qualidade da semente. Por outro lado, o clima tropical e o aumento de variedades precoces no mercado são algumas das explicações para as frequentes reclamações sobre baixa qualidade de sementes. O melhoramento genético pode ser um aliado para reduzir o problema e a Embrapa já investe em pesquisas nessa área.

O pesquisador da Embrapa Cerrados Sebastião Silva Neto explica que, na busca pela precocidade, as variedades têm apresentado sementes de idades fisiológicas diferentes. “Isso dificulta um pouco manter a qualidade dos lotes.
Na Embrapa, nós já temos a qualidade de sementes como alvo da pesquisa há 40 anos”, afirma.

As multinacionais também estão focadas em reduzir o problema. O gerente de marketing estratégico da DuPont Pioneer, Lucas Melo, afirma que toda a indústria está monitorando essa questão. “A gente sabe que existem alguns problemas, em parte relacionados a quando a semente foi produzida, o tempo de armazenamento até ser entregue ao produtor – principalmente quando a gente fala nos casos do Nordeste, Matopiba – e também uma tendência de cultivares serem mais precoces”, afirma.