Suínos: sistema agiliza fiscalização de granjas em MG

Técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária levavam 20 minutos para preencher um termo de vistoria. Agora, são de dois a três minutos 

Fonte: Thiago Gomes/Susipe

Desburocratizar e facilitar a inserção de novos dados no sistema. Esses são os objetivos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A infinidade de papéis se acumula nas unidades do instituto. São milhares de formulários de fiscalização e certificação emitidos regularmente e que precisam ser arquivados. É grande a força tarefa para acabar de vez com a papelada.

Desde 2014, o IMA passa por um processo de modernização. A meta é que todas as atividades desenvolvidas pela autarquia sejam informatizadas. Cerca de 65% delas já foram incluídas no sistema online. Agora é a vez das granjas de suínos.

No lugar dos formulários de papel, técnicos e veterinários utilizam um equipamento móvel. Basta digitar o CNPJ da empresa ou CPF do proprietário para acessar o sistema e identificar a propriedade.

“Nós sincronizamos o tablet, que é nosso material de campo, com o sistema de defesa agropecuária do IMA. Quando nós fazemos essa sincronização, já puxa diretamente todos os dados da fiscalização realizada in loco e joga no cadastro da propriedade”, afirma Clenilson Santos, veterinário do IMA.

O formulário digital oferece uma lista de verificações a ser seguida pelo fiscal. Vários critérios e condições são analisados. Entre eles, a estrutura do local, a adoção de práticas de biosseguridade, a assistência médica veterinária e o controle de trânsito dos animais. Segundo o veterinário, a nova tecnologia padroniza os relatórios e dá mais agilidade ao trabalho no campo.

“Enquanto você demoraria 20 minutos pra fazer um termo de fiscalização de vistoria bem preenchido, hoje isso aí é coisa de dois a três minutos para se ter o termo da fiscalização pronto”, diz Santos.

O documento fica pronto na hora. Uma impressora conectada ao tablet, via bluetooth, faz a impressão do termo, que já é entregue ao proprietário. Com uma senha pessoal, o produtor também consegue acessar o sistema e checar todas as informações com detalhes.

Minas Gerais possui o quarto maior rebanho nacional de suínos, com cerca de 5 milhões de animais, e o terceiro maior rebanho de matrizes fêmeas em reprodução, com mais de 309 mil animais.

Dono de uma pequena propriedade em Uberaba, com cerca de mil suínos, Sinomar Lúcio aprovou a nova tecnologia: “Acho isso muito bom. E com certeza vai melhorar a situação”.