Temporal causa prejuízo milionário para produtores do Rio Grande do Sul

Em Cristal, cidade que depende da produção agrícola, o prejuízo chega a R$ 5 milhões após a queda de mais de 100 milímetros em cerca de duas horas

A frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul provocou muitos estragos em diversos municípios da fronteira oeste e metade sul do estado. Em Cristal, cidade que depende da produção agrícola, o prejuízo chega a R$ 5 milhões após a queda de mais de 100 milímetros em cerca de duas horas. O maior estrago foi registrado em lavouras de arroz, principal cultura de município.

“Essa safra está perdida e o investimento todo se foi. O que tinha de arroz liquidou, não tem, não sobrou um cacho que dê pra se aproveitar. Foi como se tivesse passado uma roçadeira por cima”, lamentou o agricultor Airton Goldback

O produtor de fumo Sílvio Renato da Silva Rios ficou surpreso com a força da chuva e também contabiliza os prejuízos provocados em suas estufas e lavouras. “Teve muita pedra e vento. Vi árvore sendo arrancada do chão e, depois disso tudo, só nos restaram as contas para pagar”, falou.

A prefeitura de Cristal decretou situação de emergência, o que deve facilitar a renegociação de dívidas junto aos bancos. “A expectativa é de que o município alcance 50% da produção. Essa é a nossa vontade, porque é muito ruim para o município essa quebra, tanto para o retorno em ICMS quanto pela produção primária, já que os produtores fazem um grande investimento , quando chega a hora da colheita, acontece esse tipo de coisa”, disse a prefeita de Cristal, Fábia Richter.